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  • Quais os produtos da Meu Câmbio?
    Câmbio Comercial – Pessoa JurídicaPlataforma que gerencia suas operações de câmbio de forma intuitiva centralizada e segura. Além de dar acesso a diversas instituições financeiras com um cadastro único e 100% digital. https://empresas.meucambio.com.br/ [rdb1]Melhorar comentário Câmbio Comercial – Remessas Pessoa Física - Atendemos as demandas de clientes que tenham a necessidade de enviar ou receber dinheiro do exterior. Acesse https://remessa.meucambio.com.br/ ou entre em nossos canais de atendimento e saiba mais. Câmbio Turismo - Plataforma para venda de papel moeda e cartão pré-pago que pesquisa preço e unifica cadastro nas mais seguras corretoras do mercado. https://www.meucambio.com.br/. Através da parceria entre a Meu Câmbio e as maiores corretoras de câmbio do Brasil, temos presença em mais de 130 cidades brasileiras, com lojas em shoppings e aeroportos Através de nossos parceiros também contamos com delivery em mais de 330 cidades do Brasil.
  • Por que utilizar a Meu Câmbio?
    Somos independentes a qualquer instituição financeira. Nossa missão é descomplicar e inovar o mercado de câmbio através da tecnologia. Conectando o cliente com as instituições financeiras. Oferecendo os melhores produtos e os melhores serviços com o menor custo para você.
  • A Meu Câmbio é uma corretora?
    A Meu Câmbio é uma empresa de tecnologia financeira (FINTECH). Temos autorização para atuar como Correspondente Cambial (clique aqui para verificar à página do Banco Central do Brasil). Atuamos sempre em conjunto com as mais conceituadas instituições financeiras.
  • A Meu Câmbio possui uma loja própria?
    A Meu Câmbio é uma plataforma online, não temos uma loja física própria, mas temos diversas lojas parceiras em todo o país.
  • Como a Meu Câmbio escolhe as Corretoras e Bancos parceiros?
    Temos um sistema de seleção extremamente rigoroso que avalia todos aspectos operacionais das instituições parceiras. Trabalhamos somente com corretoras e bancos autorizados pelo Banco Central Brasileiro.Não trabalhamos com nenhum correspondente cambial! Por querer oferecer sempre o melhor serviço contamos também com a sua contribuição para avaliar o nosso serviço e o de nossos parceiros!
  • Como consigo tirar uma dúvida relacionada a Câmbio Comercial e Transferências Internacionais?
    Contatos Mesa Câmbio Comercial SP 11 3588-8009 WhatsApp 11 3588-8009 remessa@meucambio.com.br
  • Como falar sobre parcerias?
    11 3530-1530 representantes@meucambio.com.br WhatsApp 21 2018-0097
  • Como falar com os especialistas de câmbio turismo?
    Contatos Mesa Câmbio Turismo Tel: 11 3530-1530 WhatsApp 11 3530-1530 turismo@meucambio.com.br
  • Qual horário de atendimento?
    O atendimento ao cliente funciona em dias úteis das 09h às 18h, em todos canais de atendimento.
  • Quais documentos e informações necessários para efetuar o cadastro na Meu Câmbio?
    1- Imagem da CNH (frente e verso) ou RG (frente e verso) e CPF - Documentos devem ter sido emitidos há menos de 10 anos; 2- Dependendo do volume financeiro a corretora poderá solicitar adicionalmente um comprovante de renda (IR, holerite ou extrato bancário).
  • A Meu Câmbio irá fazer o meu cadastro com todas corretoras e bancos que ela possui parceria?
    Não, iremos direcionar o seu cadastro somente para a corretora que oferecer a oferta escolhida por você.
  • A cotação informada é válida para todo o dia?
    Devido à alta volatilidade dos mercados cambiais, as cotações podem sofrer oscilação de acordo com o mercado. A sua cotação só será fixada quando for enviado todas informações da corretora que ofereceu a melhor proposta junto com dados para transferência bancária. Após a confirmação o prazo para a transferência bancária deverá ser respeitado, caso contrário a operação será cancelado.
  • O que é o VET?
    VET é o Valor Efetivo Total, nele está contabilizado todos os custos da operação, assim como IOF e taxa de entrega (caso a corretora cobre).
  • Há um limite para compra de câmbio turismo?
    Não há limite para negociação de moedas estrangeiras, porém todas as operações serão analisadas e quando solicitado, deverão ser justificadas. De acordo com o volume e/ou a frequência de operações, o cliente deverá oferecer documentos tais como comprovação de renda para avaliação por parte da corretora escolhida.
  • Preciso informar todas operações de câmbio a Receita Federal?
    Sempre que deixar o Brasil com valores acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) você deverá declarar à Receita Federal através da Declaração de Bens de Viajantes: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/eDPV.html Você também deve declarar o saldo em moeda estrangeira que tenha em casa em seu imposto de renda.
  • Se comprar uma quantidade maior consigo uma cotação melhor?
    Sabemos que algumas corretoras praticam taxas menores de acordo com o volume e quando nosso sistema busca esta informação já tem acesso ao melhor preço ofertado. Isto significa que, disponibilizamos sempre as melhores condições para o volume pretendido.
  • Quem é responsável pela entrega do pedido?
    O parceiro indicado no momento do fechamento de câmbio será o responsável pela entrega. Todas Instituições que estabelecemos parceria possuem equipe própria e especializada para que a sua entrega seja realizada com segurança e discrição.
  • Quando que a entrega é efetuada?
    Cada corretora possui um prazo de entrega e o mesmo é selecionado pelo cliente após a seleção da moeda e quantidade. Caso necessite de um prazo diferente o cliente deverá entrar em contato através de nossos canais de atendimento para que nossa equipe verifique a disponibilidade da demanda.
  • A entrega pode ser feita para terceiros?
    Cada instituição financeira tem a liberdade de definir condições para a entrega de pedidos a terceiros. Por uma questão de segurança a entrega para terceiros só ocorrera se o cliente enviar uma procuração assinada junto com um documento de identificação do responsável por receber o pedido. Durante o checkout do pedido esse modelo é disponibilizado para o cliente, caso não encontre solicite a nossa equipe um modelo dessa procuração.
  • Consigo agendar horário para entrega?
    Por uma questão de segurança não temos acesso ao cronograma da logística, o pedido é entregue em horário comercial das 09hrs até as 18hrs. Em casos excepcionais, em pedidos feitos com antecedência, é possível agendar um período para entrega. Contate a equipe Meu Câmbio para saber mais detalhes.
  • A retirada em loja pode ser feita por outra pessoa?
    Não, a retirada só pode ser feita pelo titular da compra.
  • O que preciso levar para retirar o meu pedido?
    É necessário que o cliente compareça na loja portando um documento original com foto.
  • Posso pagar o pedido no momento da retirada?
    Não, o pagamento deverá ser feito por transferência entre contas ou TED da conta corrente do comprador para a instituição financeira vendedora, antes da retirada, para confirmação de disponibilidade.
  • Posso pagar para o portador no dia da entrega?
    Não, a entrega é feita após a confirmação da transferência entre contas ou TED da conta corrente do comprador para a instituição financeira vendedora.
  • Posso pagar em dinheiro?
    Não, o pagamento deverá ser feito por transferência entre contas ou TED da conta corrente do comprador para a instituição financeira vendedora, antes da retirada, para confirmação de disponibilidade.
  • Posso pagar da conta de um terceiro?
    Não, a transferência tem que ser feita da conta de mesma titularidade do solicitante.
  • Fiz a transferência de conta “e/ou” e saiu o nome do outro titular no comprovante, tem algum problema?"
    Nesse caso você precisa nos enviar algum documento que comprove que essa conta é “e/ou” e que você é um dos titulares dela. Normalmente a foto do cartão de débito ou de um cheque, onde consta as informações da conta e o nome dos dois titulares já é suficiente.
  • Fiz a transferência de conta de um terceiro, tem algum problema?"
    Nesse caso precisaremos solicitar o estorno do pagamento e precisaremos que uma nova transferência seja feita a partir de uma conta de sua titularidade. Entre em contato com a equipe Meu Cambio para solicitar o formulário de estorno.
  • Fiz o pagamento na boca do caixa tem algum problema?
    Sim, somente será aceito o pagamento via transferência bancária, nesse caso iremos precisar de uma imagem de seu extrato bancário comprovando que o volume depositado na conta da corretora teve origem em sua conta bancária.
  • A transferência tem que ser via DOC ou TED?
    Tanto faz, lembrando que o pagamento via DOC será liquidado na conta da corretora no dia útil seguinte, atrasando a entrega do pedido em um dia útil. Transferência via TED liquida no mesmo dia e a entrega é confirmada para o dia seguinte, no caso de disponibilidade da moeda.
  • Quais documentos necessários para realizar uma remessa internacional de pessoa física?
    Documento de identificação valido (CNH ou RG) Cadastro Meu Câmbio assinado com firma reconhecida Cópia do comprovante de residência atualizado Último IR completo junto com comprovante de envio a Receita Federal (Exigido para transferências superiores a R$ 40 mil) Comprovante de residência (contas de consumo emitido nos últimos 90 dias) Documentos adicionais poderão ser solicitados pelas instituições financeiras parceiras a qualquer tempo do relcionamento Solicite a ficha cadastral em nossos canais de atendimento: WhatsApp 11 3588-8009 remessa@meucambio.com.br
  • Quanto tempo demora para aprovar o cadastro após enviar todas informações necessárias?
    O compliance dos bancos e corretoras que estabelecemos parceria solicitam um período de até 48hrs para aprovação de cadastro, após envio da ficha cadastral assinada junto com a documentação.
  • Caso precise fazer remessas acima de R$ 40.000,00 que tipo de documentação será solicitada?"
    Serão necessários documentos que comprovem potencial financeiro para executar remessas superiores ao limite indicado, assim como o ultimo IR enviado a Receita Federal junto com o comprovante de envio, extrato com posição consolidada de aplicações financeiras, cópias dos últimos holerites ou qualquer outro documento que comprove a origem do recurso a ser remetido para o exterior. Caso seja para outra titularidade serão necessários documentos referentes a operação de câmbio (contrato entre as partes ou documentos que achar pertinentes ao fechamento)
  • Quais os custos e taxas que são cobrados nas transferências internacionais?
    Para toda operação de remessa é cobrado uma tarifa fixa por emissão de contrato, IOF e um spread sobre o dólar comercial. Dependendo da natureza do envio pode ocorrer a incidência de outros impostos. Consulte a equipe da Meu Câmbio para ter uma solução que atenda exatamente a sua necessidade.
  • Quais documentos necessários para o cadastro da Pessoa Jurídica?
    Na plataforma Meu Câmbio, todo processo de cadastro é online. Acesse empresas.meucambio.com.br e preencha seu cadastro. Serão solicitados para Upload na plataforma: RG dos representantes legais (não pode ter mais de 10 anos de emissão), ou a CNH (não pode estar vencida); Comprovante de endereço dos representantes legais, não pode ter mais de 90 dias de emissão e ser de conta consumo (água, luz, gás, telefone fixo); Contrato social, alterações ou Estatutos devem estar assinados No nosso site você encontrará as TAGs Contrato social, Última alteração de contrato, Estatuto e Atas de eleição). É obrigatório que você suba apenas um desses documentos para seguir com o cadastro. Mas tanto a equipe da Meu Câmbio como de uma das instituições financeiras poderá solicitar documentos adicionais. Balanço, DRE e Faturamento dos últimos 12 meses devem estar assinados por contadores e representantes da empresa. Estes documentos são obrigatórios na plataforma Meu Câmbio Empresas. Caso seja uma empresa no simples, ao invés do balanço pode ser enviado o balancete. Caso o DRE esteja no mesmo arquivo que o balancete basta subir 2 vezes o mesmo arquivo.
  • Quais documentos necessários para realizar um pagamento ou recebimento internacional?
    Para cada natureza (motivo do envio) serão solicitados documentos relativos à operação de câmbio. Por exemplo: Contratos entre as partes, Invoice, DI, BL, Radar, Share of Certificates, RDE, ROF entre outros. Invoice: Deverá constar canal bancário completo, valor em moeda estrangeira, descrição do motivo do pagamento, dados com endereço do Recebedor/Pagador e se, documento de importação ou exportação, também a previsão de embarque. Veja nosso e-book sobre como fazer sua Invoice. Caso não encontre sua natureza de operação na plataforma Meu Câmbio Empresas, não se preocupe, basta cadastrar em OUTROS que nossa equipe fará o cadastro dela internamente. Se necessário solicite ajuda em nossos canais de atendimento: WhatsApp 11 3588-8009 remessa@meucambio.com.br
  • Quanto tempo demora para aprovar o cadastro após enviar todas informações necessárias?
    O Compliance de cada uma das instituições financeiras parceiras solicita um período de até 48hrs para aprovação de cadastro, após envio da ficha cadastral assinada junto com a documentação
  • Quanto tempo demora para liberar a cotação de uma operação?
    Cada instituição financeira parceira da Meu Câmbio possui diferente prazo de análise de compliance, mas na média, esse processo pode levar de 3 a 48 horas para liberação. Evite enviar a documentação na última hora, mas em caso de urgência contate nossa equipe que tentaremos agilizar o processo com os parceiros.
  • O que é a natureza da operação?
    A natureza é o DNA da operação. Normalmente quando citamos o termo natureza, estamos nos referindo apenas ao primeiro indicador do código, que é o motivo da operação de câmbio. O código da natureza da operação é composto por 5 indicadores: Código do fato que origina a operação de câmbio. (Ex. Importação de mercadorias) Tipo do cliente que é o comprador ou vendedor da moeda no Brasil (Ex. Empresa Não Financeira Privada) Indicação relativa à existência ou não de aval do Governo Brasileiro Natureza do pagador/recebedor no exterior Identificação do grupo ao qual pertence a operação
  • Quais os tipos de naturezas?
    As naturezas estão divididas em 3 grupos principais: Financeiro: Transferências unilaterais, Aporte de capital, fretes, seguros e etc. Exportação e Importação de Serviços: Desde o escritório de advocacia que presta serviço para um cliente estrangeiro, até uma empresa brasileira que contrata um software estrangeiro. Exportação e Importação de Bens: Mercadorias compradas e vendidas ao exterior.
  • Quais os custos e taxas que são cobrados nas transferências internacionais?
    Para toda operação de remessa é cobrado uma tarifa fixa por emissão de contrato, IOF e um spread sobre o dólar comercial. Dependendo da natureza do envio pode ocorrer a incidência de outros impostos. Consulte a equipe da Meu Câmbio para ter uma solução que atenda exatamente a sua necessidade.
  • Quais os prazos para liquidação?
    As operações de câmbio contratadas para liquidação pronta (à vista) devem ser liquidadas em até dois dias úteis da data da contratação. Deve-se atentar ao fato a liquidação está sujeita a feriados nas praças das moedas envolvidas. O termo Valuta é mais conhecido no mercado financeiro e determina a data quando será feita a entrega da moeda. D+2 = 2º. dia útil subsequente D+1 = 1º. dia útil subsequente D0 = hoje
  • Caso a contraparte não acuse o recebimento do recurso o que faço?
    O SWIFT e o contrato de câmbio são os comprovantes da sua operação. É possível solicitar uma investigação com a Instituição financeira contraparte na operação, sobre o não recebimento dos recursos. Os erros normalmente ocorrem quando o cliente informa algum dado bancário incorreto. A ordem de pagamento não cumprida no exterior deve ser objeto de contratação de câmbio com o tomador original da ordem, utilizando-se a mesma classificação cambial da transferência ao exterior e código de grupo específico, cabendo ao banco comunicar o fato ao referido tomador no prazo de até três dias úteis, contados a partir da data em que o banco recebeu a informação do não cumprimento da ordem por parte de seu correspondente no exterior. (Circular 3.691)
  • O que é e para que serve o contrato de câmbio?
    O Contrato de câmbio é um registro bilateral de direitos e deveres concomitantes entre o cliente e a instituição financeira. Esse documento contém as informações de pagamento, prazos de liquidação e taxas cobradas no fechamento da operação.
  • Quando devo receber o contrato de câmbio?
    Cabe a instituição financeira registrar a operação no Sistema de Câmbio do Banco Central do Brasil e enviar o contrato no mesmo dia do fechamento da operação.
  • O que é e para que serve o SWIFT?
    Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT). É uma instituição que faz a comunicação interbancária mundial para permitir o envio e recebimento de dinheiro. Cada banco tem um código SWIFT, também conhecido como BIC. Pelo sistema SWIFT os bancos codificam e enviam informações de pagamento assegurando sigilo e evitando fraudes. Caso queira conferir um código acesse https://www.theswiftcodes.com/
  • Quando devo receber o comprovante do SWIFT?
    A instituição financeira deve enviar o comprovante SWIFT no dia da liquidação internacional, confirmando ao cliente que o dinheiro já está disponível para conversão em reais ou que já transferiu para o banco da contraparte.
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