top of page

ACC/ACE

ADIANTAMENTO DE RECEBÍVEIS

ACC(Adiantamento de Contrato de Câmbio) e ACE(Adiantamento de Cambiais Entregues) são ambas ferramentas utilizadas para que o exportador consiga adiantar um recebível atrelado a uma operação de exportação, portanto são perfeitas para manter um fluxo de caixa mais saudável e até mesmo para que você tenha mais segurança ao dar um prazo maior de pagamento para o seu cliente.

A operação consiste em um pagamento adiantado da exportação, sem que o recurso saia de seu importador no exterior. A instituição financeira que vai realizar essa operação faz o pagamento à vista para você e absorve o risco de pagamento do seu importador no exterior.

 

Como o risco da instituição financeira está atrelada ao seu cliente importador e não a sua empresa aqui no Brasil,  a ocorrência ou não da operação depende de uma avaliação de crédito do seu cliente, não da sua empresa. Por isso, o banco deve ter uma rede mundial, seja de bancos parceiros ou até mesmo filiais, para que ele consiga averiguar a situação financeira de seu cliente e posteriormente realizar a operação.

A grande diferença entre o ACC e o ACE é que o ACC se refere a uma operação que sua mercadoria pode estar na fase de pré-produção ou até a produção, desde que seja antes do embarque da mesma. Já o ACE se refere à uma operação onde a mercadoria já foi embarcada.

icone acc_ace (3).png

A grande diferença entre o ACC e o ACE é que o ACC se refere a uma operação que sua mercadoria pode estar na fase de pré-produção ou até a produção, desde que seja antes do embarque da mesma. Já o ACE se refere à uma operação onde a mercadoria já foi embarcada.

Em questão de custo para realização da operação o ACE leva uma grande vantagem, visto que a mercadoria já está embarcada e o risco para a instituição financeira realizá-la é bem menor do que se compararmos com o ACC, onde a operação pode ser feita antes mesmo da fabricação da mercadoria.

 

Ainda falando de custo ambas as operações não tem incidência de impostos, seja IR ou IOF, o que torna esse tipo de operação bem atrativa para os exportadores brasileiros, uma vez que eles conseguem dar um prazo maior para o pagamento dos seus clientes no exterior e ainda assim receber o recurso de forma que seu fluxo de caixa não seja afetado.

Assim como no FINIMP, é necessário realizar um RDE-ROF em operações(seja um ACC ou ACE), onde  o prazo da operação é acima de 360 dias e com um valor acima de U$ 1.000.000,00. Para saber mais sobre o RDE-ROF clique aqui.

Na Meu Câmbio você tem a oportunidade de cotar com diversas instituições financeiras, assim você consegue saber qual instituição financeira está oferecendo o melhor negócio para você e realizar a operação com aquela que realmente te trará o maior benefício.

bottom of page