Temos duas principais ferramentas para realizar esse tipo de estratégia no mercado de câmbio: o NDF e a trava.
TRAVA
A trava é um instrumento feito junto à uma instituição financeira, no qual ocorre a compra de moeda estrangeira no valor presente e a venda da mesma quantidade em moeda estrangeira no mercado futuro. Para a empresa o resultado é: no prazo combinado a liquidação da operação será feita com o valor da moeda estrangeira que a empresa e a instituição financeira estabeleceram na primeira etapa, assim durante todo o período que decorrer, a empresa não sofrerá com a variação cambial.
No vencimento da operação, você terá direito à cotação acordada na sua contratação, não importando se a moeda estrangeira variou para cima ou para baixo. Você fecha o câmbio com a instituição financeira e a operação está finalizada.
NDF
NDF (Non-Deliverable Forward) é um contrato financeiro, no qual não há entrega física de moeda estrangeira no final do contrato que é realizado juntamente com uma instituição financeira. No caso do NDF a empresa e a instituição financeira entram em acordo de preço, prazo e moeda para uma data futura. Quando a data definida for atingida, ocorre um ajuste financeiro de acordo com o preço vigente da moeda.
Esse ajuste é passível de IR, portanto quando o ajuste for positivo para você, leve esse fator em consideração.
Pensando no custo de estruturação da operação (excluindo quaisquer comissões ou outros custos), você pode calcular o custo de realizar o NDF da seguinte maneira:
Quantia em Dólares x (Dólar futuro - Dólar presente) x (1 + Diferença de taxas de juros /360)
Essa operação tem taxas e cobranças que variam de instituição para instituição. Com a ajuda da Meu Câmbio você tem a oportunidade de cotar com diversas instituições financeiras, tendo acesso a qual instituição financeira está oferecendo o melhor negócio, lhe possibilitando a realização da operação com aquela que realmente trará o maior benefício.