top of page

Câmbio360 #003 - Tendência do dólar e economia

Seja muito bem-vindo ao Câmbio360, sua fonte mensal de informações que vai além das cotações e gráficos. Estamos aqui para abastecer você com conteúdos relevantes e, é claro, um toque de entretenimento e curiosidades. Afinal, equilíbrio é a chave!


A leitura da nossa newsletter não tomará mais do que 5 minutos do seu dia agitado.


Estamos ansiosos para compartilhar este espaço com você!

tendência do dólar e economia

 

INSPIRAÇÃO EXPRESSA


”Se um homem não sabe para que porto embarca, nenhum vento é favorável”

-Sêneca, filósofo do Império Romano


 

Dólar sobe de elevador


Muita volatilidade. Foi isso que pautou os últimos 15 dias da moeda mais comercializada do mundo. O dólar começou o mês sendo negociado acima dos 5 reais, abrindo por volta de 5,05.

De lá para cá, houve um flerte no R$4,99, mas que não voltou a ocorrer novamente, e nem parece que vai. O claro descontrole do Governo Federal com o fiscal, a inflação norte-americana acima do esperado e as crises geopolíticas se intensificando pelo mundo são fatores que não deixam um caminho simples para o real frente ao dólar. Porém, como já dissemos outras vezes, "até relógio quebrado acerta mais do que quem tenta prever a cotação do dólar."


 

O que seu financeiro precisa saber para abril? Veja nossa Agenda Financeira

tendência do dólar e economia

 

Brasil e seu eterno problema


Lembra daquela história do arcabouço fiscal e do Governo ser diligente com seus gastos? Então, bad news... Na apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad abandonou a projeção de 0,5% do PIB para o superávit, o que fez os investidores ficarem receosos quanto à condução e austeridade do fiscal do Brasil.

O caminho é aquele que a gente já sabe: Os agentes econômicos ficam receosos, retiram seus investimentos do país, compram o dólar por ser uma moeda forte e com juros atrativos, o real se desvaloriza e o dólar se valoriza. Unindo a questão fiscal brasileira com os receios sobre a geopolítica mundial e a escalada do conflito no Oriente Médio, o dólar dispara e vai deixando nossas esperanças de visitar a terra do Tio Sam cada vez mais distantes, a menos que você receba em dólar.


 

Dólar é o Rei! Mas por qual motivo?

Não é segredo de que o dólar é a principal moeda do mundo, é com ele que a maioria das operações são feitas e que as melhores cotações são ofertadas. Mas qual o motivo disso? Por que o Dólar e não o Euro?

Voltando um pouco na história, mais precisamente em 1944, foi no Acordo de Bretton Woods que as regras do sistema econômico foram definidas, que o dólar foi vinculado ao ouro e assim se tornasse uma referência mundial. A confiança na moeda norte-americana foi se tornando gigante, já que era possível trocar a moeda por ouro a uma taxa fixa.

Depois de 1970, o padrão-ouro foi abandonado e o câmbio flutuante passou a ser adotado, mas pela dominância econômica e militar dos Estados Unidos, o Dólar continuou (e ainda continua sendo) a moeda mais utilizada do mundo.


 

Nubank 🤝 Investimentos


No final de 2020, o banco roxo mais famoso do país, comprou a Easynvest, uma corretora de investimentos, e a transformou na NuInvest. De lá pra cá, a base de clientes já cresceu quase 10 vezes, e agora o potencial é ainda maior.

Isso porque o Nubank integrou o NuInvest no app do banco, ou seja, agora não é mais necessário um app a parte para fazer investimentos pelo roxinho. Por mais que isso pareça apenas uma facilidade para o cliente, na prática, agora o NuInvest tem a possibilidade de fácil integração de 93 milhões de usuários, que é o número de correntistas do Nubank, um evento totalmente disruptivo para o mercado de investimentos do Brasil. Fato é que o Nubank sabe fazer negócios e expandir os seus produtos, estamos ansiosos para ver como essa integração será explorada pelo banco.

tendência do dólar e economia

 

A solução para as suas importações com a China


É muito comum vermos as seguintes condições de pagamento para importadores da China: 30% na colocação do pedido e 70% no embarque da mercadoria. Se sua dinâmica de pagamento é assim, sinto dizer, mas isso é coisa do passado...

A Meu Câmbio, em parceria com a Sinosure, uma seguradora estatal chinesa, desenvolveu um novo produto que permite que nossos clientes renegociem seus prazos de pagamento com exportadores chineses. 30, 60, 90 e até 180 dias de prazo são as dinâmicas que temos observado, o que possibilita que nossos clientes tenham um ganho gigantesco no fluxo de caixa. Se você acha que isso faz sentido para sua empresa, clique aqui ou mande uma mensagem para nosso número (11)3588-8009.


 

O que estamos vendo: Drug Dealers & Aristocracia Britânica

Ballers, Sr. e Sra. Smith e agora Magnatas do crime, a equipe da Meu Câmbio está realmente focada em trazer o melhor que o streaming pode oferecer. Magnatas do crime fala sobre uma família da aristocracia britânica que o pai deixa uma herança não tão convencional para o filho: Uma plantação de cannabis imensa.

A relação entre famílias tradicionais britânicas e o mundo obscuro do tráfico de drogas é o que deixa a trama interessante, mas ainda há uma coisa que a gente ama por aqui, o elemento surpresa. Os diversos eventos que não imaginávamos que poderiam acontecer são o que dá aquele "tchan" a mais para a série e a torna imperdível. A série está disponível na Netflix e vale a pena maratonar no seu final de semana.


 

Ainda não sabe quanto você paga de spread? Cote com a Meu Câmbio agora!


 

O que estamos lendo: Como um imperador romano pode mudar sua vida


O Estoicismo é um tópico em alta hoje em dia, em um mundo que somos bombardeados por informações e problemas a todos os minutos, focar no que podemos controlar é uma habilidade invejável (e talvez utópica). Mas o diário de um imperador romano pode te ajudar.

"Meditações", de Marco Aurélio, não é um livro fácil, e talvez nem para todos. Mas o que esse imperador romano pode te ensinar é a focar em seu momento presente e analisar os fatos do seu dia a dia de uma forma mais racional.

É uma leitura densa, mas essencial para alcançar outro nível de clareza mental, nosso time recomenda fortemente essa leitura.


 

Não prometi que tomaria só 5min do seu dia? rsrs


Nos encontraremos novamente em um mês, com atualizações do mercado de câmbio, notícias relevantes e divertidas.


Na última semana de abril sai a nossa agenda financeira de maio, com todas as informações que o seu financeiro precisa saber para tomar as melhores decisões.


Lembrando que esse é um conteúdo com a finalidade de informar e entreter e não tem nenhuma intenção de estabelecer recomendações.


Querendo nos acessar nesse meio tempo, fique a vontade para fazer via PLATAFORMA, WHATSAPP, E-MAIL ou LINKEDIN.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page