Seja muito bem-vindo ao Câmbio360, sua fonte mensal de informações que vai além das cotações e gráficos. Estamos aqui para abastecer você com conteúdos relevantes e, é claro, um toque de entretenimento e curiosidades. Afinal, equilíbrio é a chave!
A leitura da nossa newsletter não tomará mais do que 5 minutos do seu dia agitado.
Estamos ansiosos para compartilhar este espaço com você!
tendência do dólar e economia
INSPIRAÇÃO EXPRESSA
”Se um homem não sabe para que porto embarca, nenhum vento é favorável”
-Sêneca, filósofo do Império Romano
Dólar sobe de elevador
Muita volatilidade. Foi isso que pautou os últimos 15 dias da moeda mais comercializada do mundo. O dólar começou o mês sendo negociado acima dos 5 reais, abrindo por volta de 5,05.
De lá para cá, houve um flerte no R$4,99, mas que não voltou a ocorrer novamente, e nem parece que vai. O claro descontrole do Governo Federal com o fiscal, a inflação norte-americana acima do esperado e as crises geopolíticas se intensificando pelo mundo são fatores que não deixam um caminho simples para o real frente ao dólar. Porém, como já dissemos outras vezes, "até relógio quebrado acerta mais do que quem tenta prever a cotação do dólar."
O que seu financeiro precisa saber para abril? Veja nossa Agenda Financeira
tendência do dólar e economia
Brasil e seu eterno problema
Lembra daquela história do arcabouço fiscal e do Governo ser diligente com seus gastos? Então, bad news... Na apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad abandonou a projeção de 0,5% do PIB para o superávit, o que fez os investidores ficarem receosos quanto à condução e austeridade do fiscal do Brasil.
O caminho é aquele que a gente já sabe: Os agentes econômicos ficam receosos, retiram seus investimentos do país, compram o dólar por ser uma moeda forte e com juros atrativos, o real se desvaloriza e o dólar se valoriza. Unindo a questão fiscal brasileira com os receios sobre a geopolítica mundial e a escalada do conflito no Oriente Médio, o dólar dispara e vai deixando nossas esperanças de visitar a terra do Tio Sam cada vez mais distantes, a menos que você receba em dólar.
Dólar é o Rei! Mas por qual motivo?
Não é segredo de que o dólar é a principal moeda do mundo, é com ele que a maioria das operações são feitas e que as melhores cotações são ofertadas. Mas qual o motivo disso? Por que o Dólar e não o Euro?
Voltando um pouco na história, mais precisamente em 1944, foi no Acordo de Bretton Woods que as regras do sistema econômico foram definidas, que o dólar foi vinculado ao ouro e assim se tornasse uma referência mundial. A confiança na moeda norte-americana foi se tornando gigante, já que era possível trocar a moeda por ouro a uma taxa fixa.
Depois de 1970, o padrão-ouro foi abandonado e o câmbio flutuante passou a ser adotado, mas pela dominância econômica e militar dos Estados Unidos, o Dólar continuou (e ainda continua sendo) a moeda mais utilizada do mundo.
Nubank 🤝 Investimentos
No final de 2020, o banco roxo mais famoso do país, comprou a Easynvest, uma corretora de investimentos, e a transformou na NuInvest. De lá pra cá, a base de clientes já cresceu quase 10 vezes, e agora o potencial é ainda maior.
Isso porque o Nubank integrou o NuInvest no app do banco, ou seja, agora não é mais necessário um app a parte para fazer investimentos pelo roxinho. Por mais que isso pareça apenas uma facilidade para o cliente, na prática, agora o NuInvest tem a possibilidade de fácil integração de 93 milhões de usuários, que é o número de correntistas do Nubank, um evento totalmente disruptivo para o mercado de investimentos do Brasil. Fato é que o Nubank sabe fazer negócios e expandir os seus produtos, estamos ansiosos para ver como essa integração será explorada pelo banco.
tendência do dólar e economia
Comments